Clubes e Organizações 
do Podengo Português pelo mundo


Existem até ao momento quatro clubes estrangeiros exclusivamente dedicados ao Podengo Português: O Clube Finlandês do Podengo Português; Clube Americano do Podengo Português; Clube Inglês do Podengo Português e o Clube Suíço do Podengo Português.Também a França e Alemanha têm núcleos de criadores organizados, em torno de associações que congregam diversas raças primitivas.
Com a finalidade de unir todas as organizações em torno de objectivos comuns e uniformizar critérios, o Clube do Podengo Português está a implementar o "Protocolo de Lisboa" (texto integral em baixo), ao qual já aderiram três das congéneres atrás referidas.
 

Assinatura do protocolo pela Associação Finlandesa 
Clube Finlandês do Podengo Português

Criada em 1997, a Associação Finlandesa do Podengo Português é a mais expressiva organização da raça, tendo em 2004 ultrapassado os 300 exemplares registados: cerca de 200 pequenos de pelo liso; 80 pequenos cerdosos e 15 médios cerdosos. Trata-se da maior comunidade de efectivos da raça fora de Portugal com dezenas de títulos alcançados em exposições de diversos países, bem como no Campeonato do Mundo e da Europa. Os primeiros Podengos registados neste país datam de 1990. Esta associação, possuia em 2004 cerca de 60 associados e tem ainda um Comité para o Melhoramento da Raça.

      Assinatura do Clube dos USA

Clube Americano do Podengo Português

Fundado em Janeiro de 2003 o Clube Americano do Podengo Português, PPAC, com o objectivo de promover  a raça nos EUA e organizar os diferentes proprietários e criadores, cujo número é cada vez maior naquele país. A constituição deste Clube coincidiu com o nascimento em solo americano das primeiras ninhadas descendentes de cães portugueses na sua grande maioria pequenos cerdosos. Este país conta em 2004 com meia centena de efectivos, estando em curso o processo de reconhecimento pelo American Kennel Clube. Enquanto isso não acontece o Podengo Português é registado na ARBA, American Rare Breed Association, concorrendo neste circuíto de exposições.
 
 
 

Assinatura do protocolo pelo Clube Britânico 
Clube Inglês do Podengo Português

Desde o dia 1 de Outubro de 2003 que a raça Podengo Português foi reconhecida oficialmente pelo Kennel Club, a entidade britânica de canicultura. Está em vigor um estalão interino da raça, mas a sua participação em certames competitivos dependerá ainda da vitalidade que a mesma demonstrar nos próximos anos.
Esta conquista deu-se graças ao esforço da criadora inglesa Betty Judge do canil Plushcourt, que há cerca de dois anos implementou o Podengo Português em terras de sua majestade, motivando a criação do Clube Inglês do Podengo Português. Em 2004 já havia cerca de meia centena de Podengos pequenos cerdosos.
 

Clube Suíço do Podengo Português

Foi oficialmente criado na  Suíça em Dezembro de 2003 o Clube Suíço do Podengo Português. Denomia-se oficialmente Podengo Portugues Club Switzerland, PPCS. O primeiro evento oficial do Clube de correu em Junho de 2004 na exposição de Bulle, com uma Especial da Raça.
A presidente do Clube é Marliese Müller, criadora do famoso canil Romanow tradicionalmente conhecido pelos seus exemplares de Galgo Espanhol e Whippet e que introduziu o Podengo Português Pequeno de Pêlo Cerdoso naquele país em 2003.
 

DWZRD congrega criadores na Alemanha

Na Alemanha os criadores de Podengo associam-se à DWZRD, havendo no activo cerca de 6 criadores com mais de meia centena de cães registados. Este país, conta com vários campeões nacionais e internacionais. Em 2007, aquando da realização da exposição especializadas das raças mediterrânicas e Monográfica do podengo, o presidente do Clube Português do Podengo, Vítor Veiga e Wilfriede Schwerm-Hahne, presidente da DWZRV, assinaram o Protocolo de Lisboa, instrumento que regula e que promove a articulação e cooperação entre todos os Clubes do Podengo no mundo.     
 

Outros Núcleos 

Existem outros núcleos de criadores em vários países da Europa, de onde se destaca a França com largas dezenas de Podengos registados. Neste país os criadores reúnem-se em torno de associações mais abrangentes, que englobam simultaneamente várias raças primitivas e galgos. Em França a organização representativa da raça é a SLAG, onde existe uma secção de raças primitivas. Estão actualmente activos cerca de seis criadores de onde se destaca Gerard Calendrin, também juiz da raça, que possui o afixo “La Folie Myosotis”, com um cão campeão de Portugal e seis campeões de França, entre outros títulos internacionais. Existem actualmente um total 17 campeões de França, entre outros títulos. No total estão registados em França cerca de 100 Podengos Portugueses, sendo a maioria da variedade pequeno liso. 
Outros criadores e proprietários emergem também na Dinamarca, Holanda e Suécia, onde a raça começa a ter grande aceitação.


Para visitar os sites das organizações acima mencionadas, poderá seguir as indicações da nossa página de LINKS.


PROTOCOLO DE LISBOA
(texto integral)

O Clube do Podengo Português enquanto representante da Raça em Portugal e  em conformidade com seus Estatutos e Regulamentos, toma a iniciativa de propor o presente protocolo, estabelecendo os seus termos e convidando todos os Clubes representantes da Raça em países terceiros, a aderir e a cumprir todos os seus objectivos.
 
 

Preâmbulo

O Clube do Podengo Português assumindo-se como promotor do protocolo, visa garantir a internacionalização do Podengo Português enquanto raça portuguesa.
O presente protocolo é celebrado pelos Clubes representantes da Raça, através da sua adesão numa relação inter pares dos subscritores.
Este protocolo não tem como objecto a criação de uma entidade supra nacional, mas tão só regular a relação multilateral entre os Clubes subscritores, na cooperação da defesa do Podengo Português e do Estalão oficial do Clube Português de Canicultura reconhecido pela Federação Cinológica Internacional.

Artigo 1º

O presente protocolo tem por objecto regular as acções dos Clubes subscritores,  para melhorar, divulgar e valorizar o Podengo Português enquanto raça, pela seguinte forma:
1-Promovendo o apuramento da Raça nas suas variedades, em conformidade e respeito com o Estalão da Raça adoptado pelo Clube Português de Canicultura.
2-Organizando individualmente ou conjuntamente exposições, concursos e provas de trabalho, com vista à promoção da Raça.
3-Desenvolvendo acções de formação técnica, dos seus associados através de convenções, congressos ou encontros inter Clubes.
4-Promovendo publicações multilingues de carácter técnico, livros e normas de interpretação do Estalão e de orientação de criação e selecção da Raça.

Artigo 2º

1. Todos os Clubes representantes da Raça podem aderir ao presente protocolo, bastando para tanto, solicitar por escrito ao Clube do Podengo Português  essa vontade, produzindo-se com assinatura do protocolo todos os seus efeitos.
2. Todos os subscritores podem livremente denunciar o presente protocolo, bastando para tanto, a comunicação por escrito ao Clube do Podengo Português.

Artigo 3º

1. O Clube do Podengo Português no âmbito do objecto do protocolo,  realizará em Portugal, de dois em dois anos,  um encontro entre associados dos Clubes subscritores, a fim de discutirem matérias de interesse para a Raça, o qual deve decorrer paralelamente à Exposição Monográfica de Podengos em  Portugal. 
2. Qualquer dos Clubes subscritores pode candidatar-se à realização de iguais encontros nos seus países e para tanto, deve realizar uma exposição em simultâneo, e a candidatura deverá ser apresentada por escrito ao Clube do Podengo Português, para que este possa transmitir aos restantes. 
3. As candidaturas deverão ser apresentadas no ano anterior ao da sua realização, constando delas a data e local. O Clube organizador estabelecerá as condições de participação e a agenda do evento.
4. O encontro será denominado por Encontro Internacional de Clubes do Podengo Português. 

Artigo 4º

1. No âmbito do objecto do protocolo, estabelece-se a criação de um título internacional especial, a atribuir na exposição que se realize aquando da realização do encontro, de modo a valorizar o exemplar que o consiga alcançar e a dar ao encontro a importância que deve merecer de todos os apaixonados da raça.
2. A homologação do título, é feita aos exemplares que forem proclamados, melhor macho/fêmea de cada uma das variedades, na Exposição Monográfica organizada conjuntamente com cada Encontro Internacional de Clubes do Podengo Português de Lisboa. O exemplar terá obrigatoriamente de ter mais de 15 meses de idade e de ter tido no mínimo a qualificação de Excelente e o título será conferido de dois em dois anos, automaticamente na Exposição Monográfica realizada em Lisboa e pode ser homologada nos Encontros/Exposição realizadas nos outros países. 
3. Quando o encontro for organizado por um clube estrangeiro,   ficam os exemplares apurados na exposição realizada em simultâneo, nos termos do número anterior, tendo no entanto, que obter cumulativamente a qualificação de Excelente na Exposição Monográfica organizada anualmente pelo Clube do Podengo Português, sendo que o título não será entregue até que tal requisito esteja preenchido.
4. O título será denominado por Campeão Inter-Clubes do Podengo Português (Campeão InterCPP ).

Artigo 5º

Qualquer alteração ao presente protocolo terá que recolher a unanimidade dos Clubes subscritores.

Artigo 6º

O texto original em português é o oficial  e serve como instrumento interpretativo em caso de dúvida, sendo o presente documento redigido ainda em língua inglesa.
 
 

As partes aceitam o presente texto e aderem ao mesmo sem reservas, assinando o original e em tantas cópias quantos os subscritores. 

Lisboa, 21 de Junho de 2003


<<< Voltar