.
Clube do Podengo Português


 Foi fundado em Janeiro de 1990, reunindo os criadores mais significativos do país. O seu objectivo é defender e divulgar o Podengo Português. Mais importante tem sido o esforço em aglutinar e apoiar todos os que se dedicam a esta raça.

Foram criados campos de treino de forma a permitir aos associados a preparação dos seus cães para a caça. Está em funcionamento o campo de treino em Sobral de Monte Agraço com 25 hectares.

O Clube organiza anualmente a Exposição Monográfica, que conta com um número cada vez maior de participantes, tendo as mais recentes edições superado a centena de cães e mais de três dezenas de expositores nacionais e internacionais, numa expressão cada vez maior de internacionalização da raça. Este ancontro anual permite o convívio entre associados e criadores, assegurando ainda com regularidade um Concurso de Jovens Apresentadores, como incentivo aos jovens.
 

  Pavilhão do CPP na Exposição Mundial 2001 
O Clube incentiva a apoia Concursos Regionais, dinamizando localmente a Canicultura e captando exemplares para o Livro de Registo Inicial, tendo em vista o melhoramento genético.
Realizam-se periodicamente os Concursos de Penafiel, Amarante, Sobral de Monte Agraço, Gradil e de Matilhas de Caça Maior, entre outros eventos onde o Clube se faz representar.

Espera-se que de futuro o Clube tenha o papel de depositáriodo Livro de Registo Inicial da Raça, como forma de garantir fontes de financiamento e possibilitar uma campanha de levantamento de efectivos em todo o território nacional.

Um objectivo imediato é a parceria com a Associação Portuguesa de Matilhas de Caça Maior, com vista a garantir a sobrevivência do Podengo Grande.

Outras metas a atingir serão a implementação de Provas de Trabalho e a criação de uma Zona de Caça Associativa para Associados.

O relacionamento com congéneres internacionais tem sido ultimamente fomentado, dado o crescimento da raça além fronteiras, possibilitado também pelas novas tecnologias e a proximidade que permitem.
Está neste momento a ser implementado o "Protocolo de Lisboa", que pretende unir em torno de objectivos e critérios comuns, todas as organizações internacionais que defendem e divulgam o Podengo Português.

Entrou em funcionamento em Janeiro de 2004 um site na Internet do CPP, bem como um Grupo de Discussão via e-mail, onde mais de uma centena de amantes da raça de todo o mundo se encontram diariamente para trocar informação. 

O Livro "O Podengo Português", da autoria do presidente do Clube, Vitor Veiga, está traduzido em Inglês e Alemão, tendo contribuído para a promoção da raça, bem como para a sistematização do conhecimento existente e das características do Podengo Português, que interessa preservar para o futuro.

Qualquer amante da raça pode fazer-se sócio, bastando para isso dirigir-se a:

Clube do Podengo Português
Rua Dom Pedro II da Jugoslávia Nº4; 
2765-269 Estoril 
telf: 214685205
mail: clubepodengo@oninetspeed.pt
site: http://clubedopodengoportugues.com
grupo de discussão: http://groups.yahoo.com/group/portuguese_podengo

Órgãos Sociais:
Presidente:  Vitor Veiga (4)
Vice-presidentes:  Maria José Cavalleri Martinho (2), António Rogado(5), Henrique Tavares Passadinhas (3) e Luis Gorjão Henriques da Cunha (1).

(da esquerda para a direita)

<<< Menu Inicial