.
 
Meia centena de efectivos registados na Grã Bretanha

Kennel Club reconhece Podengo Português


Plushcourt Bboleto: a primeira geração 
de Podengo Português nascido na Gá Bretanha

Desde o dia 1 de Outubro de 2003 que a raça Podengo Português foi reconhecida oficialmente pelo Kennel Club, a entidade britânica de canicultura.
O primeiro lote de registos conta com 35 cães da variedade pequeno cerdoso, incluindo já cachorros nascidos na Grã Bretanha.

Constancia de Plushcourt 
Recorde-se que o Kennel Club não se rege pelas normas da Federação Cinológica Internacional, pelo que só a partir de agora esta raça Portuguesa poderá aspirar vir a competir oficialmente e ser divulgada em força naquele país.
Esta conquista deu-se graças ao esforço da criadora inglesa Betty Judge do canil Plushcourt, que há cerca de dois anos implementou a Podengo Português em terras de sua majestade, motivando a criação do Clube Inglês do Podengo Português. Segundo esta criadora, “o esforço não teria compensado sem o apoio de entusiastas portugueses da raça, através do seu encorajamento e aconselhamento, bem como dos criadores, que forneceram a excelente base genética de onde iniciámos o nosso trabalho”, afirmou.
Está neste momento em aprovação o Estalão proposto por este Clube, após o qual o Podengo poderá finalmente competir em exposições oficiais. A celeridade deste processo vai depender da divulgação da raça na Grã Bretanha e do número e variedade genética de cães a ser registados nos próximos tempos.

     Criadora inglesa Betty Judge 
Para já o Podengo Português dispõe de um estalão interino, que permite o registo na secção de Raças Importadas do Kennel Club e pode participar em eventos diversos, embora ainda não nas classes competitivas.
Este passo importante no estabelecimento da raça, terá um momento importante, quando se realizar a prestigiadíssima edição 2004 do “Crufts”, onde o Podengo terá um pavilhão de promoção na área das Raças Raras a Descobrir, participando igualmente em sessões de divulgação.
Após a candidatura americana para a oficialização do Podengo Português nos EUA, também já em marcha; o registo desta raça na Grã Bretanha dará uma verdadeira dimensão mundial a este cão, que será então reconhecido nos 3 circuitos internacionais caninos.
 

FEVEREIRO 2004

<<< Voltar