.
 
Clube Exclusivo da Raça Fora de Portugal

Fundado o Clube Americano do Podengo Português

Foi fundado em Janeiro de 2003 o Clube Americano do Podengo Português, PPAC, com o objectivo de promover  a raça nos EUA e organizar os diferentes proprietários e criadores, cujo número é cada vez maior naquele país.
Esta Associação foi também já formalmente reconhecida pela Associação Americana de Raças Raras, (ARBA), que enquadra de acordo com as regras da Federação Cinológica Internacional, FCI, as raças ainda não reconhecidas pelo American Kennel Club, AKC.
Desta forma a PPCA é a organização autorizada a representar o Podengo Português, estando devidamente enquadrada na legislação americana como entidade sem fins lucrativos.
O PPCA adoptou o estalão oficial da raça, incluindo os três tamanhos, (pequeno, médio e grande) e os dois tipos de pelo (liso e cerdoso), bem como todas as restantes normas da FCI, nomeadamente os aspectos relativos ao registo de cães. 
Como primeiro passo para um futuro reconhecimento pelo AKC, foi já solicitada a integração do Podengo Português no programa FSS (Foundation Stock Service).
A constituição deste Clube coincidiu com o nascimento em solo americano das primeiras três ninhadas descendentes de cães portugueses, 2 machos e 3 fêmeas da variedade pequeno cerdoso, aumentando o total da população de Podengos registados para 30, na sua grande maioria pequenos cerdosos. 

Primeiras ninhadas nascidas nos EUA

A primeira ninhada ocorreu em 18 de Janeiro de 2003 com os dois machos “Alpha” e “Amerigo” do Canil Bramblewood em Nova Yorque de  Judy Parker.
Seguiram-se “Amália da Casa de Maio” e “Anabela da Casa de Maio” de Darlene Devaney em Rhoad Island e por fim nasceu a fêmea “Amor de Porto Novo” de Marilyn Piurek também em Rhode Island. 

              

            “Alpha” e “Amerigo” de Bramblewood                                      “Amália” e “Anabela”da Casa de Maio

Há igualmente Podengos Portugueses em New Hampshire, Utah, Arizona, California, Washington, Florida e Nevada.
O primeiro Podengo campeão da América foi “Chicharro de Viamonte”, pequeno cerdoso, durante o circuito de exposições da ARBA em 2002.

Primeira "Monográfica" reúne criadores

O PPCA realizou a sua primeira apresentação oficial na grande Exposição Canina Anual  da ARBA “Cherry Blossom Classic” em Washington, que decorreu em Abril passado ao longo de três dias e incluiu aquela que pode ser considerada a primeira exposição Monográfica do Podengo Português nos EUA a 26 de Abril 2003, com a apresentação de 9 exemplares: ARBA CH Chicharro de Viamonte; Horácio de Viamonte; Farrusco da Casa de São Domingos; Fadista da Casa de São Domingos; Donzela de Viamonte; Fidalga da Casa de São Domingos; Amália da Casa de Maio; Portobello Garcia da Casa de São Domingos e Amerigo de Bramblewood.
Nesta ocasião o Clube Americano do Podengo Português elegeu a sua primeira direcção sob a presidência de Marilyn Piurek de Newport, Rhode Island. 
 Esta nova organização pretende uma estreita relação com os criadores portugueses, nomeadamente com o Clube do Podengo Português, no sentido de desenvolver os conhecimentos mais técnicos sobre a raça e a troca de experiências, procurando desta forma dar continuidade ao trabalho desenvolvido em Portugal na defesa e melhoramento da raça.
Nos EUA o Podengo está a ter grande aceitação como cão de companhia, nomeadamente nas suas variedades pequena liso e cerdoso, à semelhança do que acontece noutros países do mundo, nomeadamente na Finlândia, onde existe a maior comunidade de Podengos fora de Portugal.
A Associação Americana é a  segunda organização especificamente dedicada à raça fora de Portugal, depois da criação da Associação Finlandesa com seis anos de actividade.

<<< Voltar ao menu inicial